Tal como na Sabedoria, existe o nosso próprio entendimento e o Entendimento de Deus, ou seja, o entendimento humano e o Entendimento que abrange tudo: o Espiritual…
Não é por acaso que logo a seguir à Sabedoria, a virtude do Espírito Santo que se segue seja o Entendimento. Na verdade, várias passagens bíblicas indicam que a Sabedoria e o Entendimento andam de mãos dadas: “Dize à Sabedoria: Tu és minha irmã; e ao Entendimento chama teu parente.” (Pv 7.4).
O entendimento está relacionado com a capacidade de pensar e de compreender e tem tudo a ver com a razão, excluindo, por completo, a emoção. Na verdade, se permitirmos que os sentimentos ou a emoção interfiram na nossa capacidade de compreender ou de interpretar, o mais certo é o nosso entendimento sobre determinada coisa ou assunto ficar comprometido. “O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura.” (Pv 14.29)
Aliás, é no livro de Provérbios onde encontramos os principais obstáculos presentes no ser humano para que o verdadeiro Entendimento aconteça e eles são: a insensatez, a infidelidade, a indisciplina, a tolice, a impaciência, a imprudência, a ignorância e o orgulho… ex: “O insensato não tem prazer no entendimento, senão em externar o seu interior.” (Pv 18.2). Ou seja, quando a pessoa dá mais importância ao seu entendimento, torna-se impossível haver lugar para o Entendimento que provém de Deus, que é a Personificação do próprio Entendimento, cuja dimensão, n’Ele, é imensurável. “Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria, Eu Sou o Entendimento, minha é a fortaleza.” (Pv. 8.14); “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.” (Pv 3.5)
Então, para saber a Vontade de Deus para a nossa vida é necessário ter o Entendimento, em primeiro lugar da Sua Palavra, como diz nas Escrituras Sagradas: “O entendimento para aqueles que o possuem, é fonte de vida…” (Pv 16.22); “Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras.” (Lc 24.45).
Mas, assim como o Espírito Santo concede o Entendimento àqueles que por Ele são Batizados, o diabo cega o entendimento daqueles que estão longe de Deus e que ele quer que assim permaneçam. “Se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo…” (2Co 4.3-4).
Mas, se para obtermos o verdadeiro Entendimento temos que, por um lado, buscar o Espírito Santo e, por outro, meditar sobre a Palavra de Deus: “Reflita no que estou dizendo, pois o Senhor lhe dará entendimento em tudo.” (2Tm 2.7), para o mantermos deveremos permanecer em Deus, sob pena de voltarmos à ignorância, à mente obscurecida e vida dissoluta, sem que reconheçamos que a única salvação possível existe apenas no Senhor Jesus Cristo: “Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o Verdadeiro; e estamos no Verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” (1Jo 5.20)
Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!
Bjf
Bjf
Nenhum comentário:
Postar um comentário