sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Discernimento de espíritos

Os espíritos enganadores assolam o mundo inteiro, provocando controvérsias na humanidade a ponto de iludirem até mesmo os escolhidos

(*) Por bispo Edir Macedo/ Foto: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com
No mundo atual, dentro e fora da Igreja cristã, existem muitas pessoas "dotadas de poderes psíquicos e espirituais", da mesma forma como havia na Igreja primitiva; e que manifestam coisas fantásticas, a ponto de deixar perplexo até mesmo o clero religioso cristão. Estas pessoas, embora quase sempre professem a fé cristã, entretanto, nunca conheceram o Senhor Jesus, conforme a Bíblia nos apresenta.
São pessoas sinceras, porém, totalmente desinformadas a respeito da verdade, pois suas mentes têm sido cauterizadas pelo veneno das seitas ditas cristãs ou pela ortodoxia; simplesmente embriagadas pelo engodo filosófico religioso, que têm se preocupado apenas em externar para o povo uma aparência de santidade através do colorido dos seus rituais. Por isso mesmo, os espíritos enganadores têm-se aproveitado para usar estas pessoas leigas e assim manifestar uma força maior, a fim de chamar a atenção do mundo e, consequentemente, desviar a atenção dos interessados no Reino de Deus.
É claro que, se eu, por exemplo, estou buscando um relacionamento com Deus através da Sua Palavra e, repentinamente, acontece algo fantástico ao meu lado, como ainda não tive um encontro com o Senhor Jesus, imediatamente desvio a minha atenção e prorrogo a minha busca para mais tarde. O que talvez não venha a acontecer.
Ora, os espíritos enganadores assolam o mundo inteiro, provocando controvérsias na humanidade a ponto de iludirem até mesmo os escolhidos. O Senhor Jesus nos advertiu a respeito disso, quando respondeu aos Seus discípulos: "Vede que ninguém vos engane. Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos." (Mateus 24.4,5).
Isto não significa que alguém dirá que é o Cristo. Porém, muitos tem aparecido e, com poderes semelhantes aos do Senhor Jesus, têm enganado as pessoas. Então, como vamos descobrir quem está com a verdade, se com a própria verdade distorcida eles induzem tantos ao erro? É exatamente com esta finalidade que Deus concede aos Seus servos o dom de discernir os espíritos, pois ele revela qual é a fonte de toda e qualquer manifestação de poder e de sabedoria sobrenaturais. São inúmeras as vozes neste mundo que induzem o povo ao erro, e o Espírito de Deus nos admoesta dizendo:
"Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora." 1 João 4.1
Provar os espíritos significa verificar os frutos da vida daqueles que são usados pelos espíritos, porque numa época em que seitas afloram na sociedade com tamanha força, cremos que mais do que nunca precisamos ter o devido cuidado e precaução para não nos deixar levar pelas aparências do bem; haja vista que o diabo jamais vai mostrar-se todo de verdade com chifre na cabeça. Pelo contrário, ao invés de chifre ele mostra uma auréola iluminada; ao invés de vermelho, uma luz forte, semelhante a um anjo, como podemos verificar neste versículo: "E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz."  (2 Coríntios 11.14).
(*) Texto retirado do livro "O Espírito Santo", do bispo Edir Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário