Refeição em família
Entenda a importância desse momento
A correria faz com que pequenas atitudes sejam deixadas para depois e, por isso, nem sempre acontecem. O pensamento de que aquela ligação pode ser feita amanhã, a visita para a próxima semana, a mensagem de texto não é tão necessária e urgente para ter que ser mandada agora. Mas e o almoço em família, ele está em uma de suas prioridades? Muitas famílias acabam abrindo mão desta ocasião tão importante por não acharem que ela realmente é necessária. “Este momento, independentemente de ser apenas café da manhã, almoço ou jantar, pode gerar mudanças significativas na vida de cada familiar, como melhorar o bem-estar, o convívio social, emocional e até os hábitos alimentares”, alerta a psicóloga Adriana Lopes Panegni.
Segundo a especialista, é muito difícil reunir todos durante a manhã, pois geralmente cada um tem seus horários e nem todos se encontram; no almoço, ainda mais complicado, pois a maioria trabalha.Porém, o jantar é o momento ideal e pode ser usado para relaxar, conversar e saber das perspectivas de cada um para o dia seguinte. “Aproveite para saber como está a vida social do seu esposo, filho e aproveite para falar da sua. Esse momento pode ser usado para desabafo e ajuda”, explica. Por mais que todos cheguem cansados e não queiram ouvir reclamações e nem debater nada, o mesmo assunto pode ser abordado de maneira diferente, por exemplo, em vez de reclamar insistentemente, procure pedir as opiniões de seus familiares. Isto não quer dizer que todas as sugestões têm que ser acatadas, mas aproveite-as para refletir e buscar uma solução para suas limitações e dificuldades.
“Quando há crianças na família, essa convivência é ainda mais eficiente, pois os filhos pegam desde os hábitos alimentares dos pais, como comer verduras, legumes e frutas, até o jeito de tratar os outros; aprendem a lidar com situações corriqueiras e se comportar e conviver em sociedade. Então, preste muita atenção em cada palavra expressada, pois certamente serão copiadas. Se algo lhe desagradar durante a refeição, não brigue e deixe para conversar quando tudo estiver mais tranquilo. Este momento é único, não o estrague.” diz Adriana.
Coma devagar e não tenha pressa. O hábito alimentar
familiar é tão importante que previne até doenças. Pesquisas mostram que
a convivência e o tempo juntos durante a alimentação diminuem o índice
de tabagismo e distúrbios alimentares, como a obesidade. “Além disso,
este hábito estimula a união, o diálogo e diminui o estresse”, comenta a
psicóloga. Ela ainda sugere que as refeições familiares sejam feitas em
casa mesmo. “Opte por um restaurante ou qualquer outro lugar caso não
seja possível reunir-se no ambiente onde todos têm mais sintonia”,
finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário